Município de Alvaiázere

Alvaiázere é uma vila portuguesa com cerca de 1.693 habitantes, localizada no distrito de Leiria, região centro e sub-região do Pinhal Interior Norte, que se encontra a uma distância de 68 kms de Leiria e a 59 kms de Coimbra.
Alvaiázere é sede de um município com 161 kms² de área e 7.287 habitantes (dados de 2011), subdividido em 7 freguesias: Almoster, Alvaiázere, Maçãs de Caminho, Maçãs D. Maria, Pelmá, Pussos e Rego da Murta. Encontra-se limitado a norte pelo município de Ansião, a nordeste e leste por Figueiró dos Vinhos, a sudeste por Ferreira do Zêzere, a sudoeste por Ourém e a oeste por Pombal.

O concelho de Alvaiázere está inserido nas Terras de Sicó, onde é evidente a riqueza do património geológico, arqueológico, arquitetónico e etnográfico. Fortemente marcado pela geomorfologia da região, identifica-se como um espaço em que o verde e as vidas se abraçam a determinar a especificidade cultural do povo que habita este território.
De entre os múltiplos sítios arqueológicos, destaque para o complexo megalítico do Ramalhal, o povoado da Idade do Bronze, na Serra de Alvaiázere, e a Vila Romana, na Rominha, testemunhos vivos dos usos e costumes dos povos que ocuparam no passado o território alvaiazerense.
A história e as vivências concelhias, é retratada através dos inúmeros exemplos de arquitetura popular, dos solares e das quintas senhoriais, que se encontram espraiados pelas sete freguesias do concelho.
As alminhas, os pelourinhos, os cruzeiros, as capelas e as várias igrejas matrizes dão forma aos espaços em que, desde tempos ancestrais, fazem renascer lendas e tradições que são o reflexo do espírito religioso deste povo.
A riqueza da biodiversidade presente em Alvaiázere, mais visível nas várzeas bem irrigadas, contrasta com as formações calcárias que emergem no território, fornecendo uma paisagem diversificada em que são evidentes espécies como o pinheiro, o carvalho cerquinho, a azinheira, o sobreiro, as oliveiras milenares e as orquídeas selvagens.
Os paladares são marcados pelo sabor da terra, que se encontra na multiplicidade de produtos endógenos que marcam a forte tradição gastronómica local, com destaque para: petingas, sopa dos pobres, enchidos, serrabulho, queijo, carne de rebolão e o rei chícharo.
O município de Alvaiázere proporciona a todos os Alvaiazerenses e visitantes um vasto e diversificado conjunto de infraestruturas que potenciam o lazer, o desporto e a cultura.
Alvaiázere é palco natural de vastas experiências em que se convidam habitantes e visitantes ao contato íntimo com a natureza, que se percorre num ímpeto incontrolável de desejo de fusão com o verde e com os contornos líquidos da ribeira de Alge, do rio Nabão e da ribeira do Tordo, que serpenteiam pela nossa região.
Por todos os aspetos aqui descritos, venha visitar Alvaiázere…

Presidente da Câmara Municipal - Célia Margarida Gomes Marques

Contactos:
Câmara Municipal - Rua Conselheiro Furtado dos Santos
3250-100 ALVAIÁZERE

Telefone: 236650600
Fax: 236650609

E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Mais informações em www.cm-alvaiazere.pt

 

Contactos

Morada: Edifício Maringá, Torre 2 - 2º andar, 2400-118 Leiria

Telefone: 244 811 133

Email: cimrl@cimregiaodeleiria.pt

Localização