Município de Ansião

O Concelho de Ansião, faz fronteira no Distrito de Leiria com os Concelhos de Pombal, Alvaiázere e Figueiró dos Vinhos, e no Distrito de Coimbra com os Concelhos de Penela e Soure. O território concelhio tem uma área de 176 Km2, sendo constituído pelas freguesias de Alvorge, Ansião, Avelar, Chão de Couce, Lagarteira, Pousaflores, Santiago da Guarda e Torre de Vale de Todos.

Em termos viários, Ansião é servido pelo IC8 e pelo IC3, beneficiando ainda da proximidade à linha do Norte e à Auto-estrada A1, ambos a apenas 20 kms.

Em termos económicos, verificou-se nas duas últimas décadas uma transformação da estrutura do emprego, até então sobretudo afecta ao sector primário mas agora mais fixada na indústria, comércio e serviços. Uma mudança a que não é alheia a criação do parque empresarial do Camporês, hoje com mais de 30 empresas instaladas e que empregam mais de 500 trabalhadores. Um parque muito bem localizado e totalmente infraestruturado, recentemente ampliado em 29 novos lotes para instalação empresarial.

O concelho de Ansião combina aspectos distintos que se estendem por todo o território. Por um lado, apresenta paisagens marcadamente beirãs, com o pinheiro bravo, o tojo e a urze a cobrirem o olhar em algumas zonas. Por outro, o maciço calcário impõe a sua lei, consubstanciada no leito intermitente do Nabão, mas sobretudo em carvalhais a perder de vista, onde orquídeas selvagens, águias ou perdizes se misturam com rebanhos e a erva de Santa Maria, pastagem e aroma na génese do bom queijo Rabaçal.
Esta diversidade natural encontra paralelo nos monumentos que enriquecem e definem o concelho. A estatuária atribuída ao Mestre renascentista João de Ruão na Igreja Matriz de Torre de Vale de Todos complementa, enriquece e sublinha a presença marcante do Mestre José Malhoa que, no altar da Igreja Matriz de Chão de Couce, deixou a sua última obra completa. Por outro lado, o Complexo Monumental de Santiago da Guarda apresenta a residência senhorial dos Condes de Castelo Melhor como único monumento nacional do concelho, mas possuidora entre as suas paredes de outra verdadeira jóia patrimonial: descoberta apenas em 2002, a villa romana de Santiago da Guarda compõe, com a residência senhorial, um conjunto monumental único na Península Ibérica, de visita absolutamente obrigatória. Ainda em termos patrimoniais, o edifício da antiga Misericórdia de Alvorge sublinha a norte a presença das obras de misericórdia, tal como a Capela da Misericórdia de Ansião o faz em plena vila. Uma vila de Ansião hoje profundamente renovada, mais próxima e amiga dos cidadãos, permitindo uma mobilidade mais fácil e amiga do ambiente, consubstanciada numa redefinição profunda dos espaços públicos e na existência de propostas como o serviço de bicicletas partilhadas e-ginga.
Mas o visitante pode perder-se também pela vila de Avelar, onde o forno e a igreja de Nossa Senhora da Guia pontificam, ao lado de uma praça que convida a uma pausa retemperadora. Para depois, talvez, partir à descoberta das verdadeiras testemunhas silenciosas do passado que são os nossos moinhos de vento, exemplares raríssimos e peças fundamentais do nosso património etnográfico. Pode visitá-los nas localidades de Outeiro ou Merliça, a norte do concelho, ou mais a sul, em plena serra do Anjo da Guarda, ao lado de Pousaflores.
 

Presidente da Câmara Municipal - Rui Alexandre Novo e Rocha

Contactos:
Praça do Município Ansião
3240-143 ANSIAO Telefone: 236670200
Fax: 236677481 E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Mais informações em www.cm-ansiao.pt

Contactos

Morada: Edifício Maringá, Torre 2 - 2º andar, 2400-118 Leiria

Telefone: 244 811 133

Email: cimrl@cimregiaodeleiria.pt

Localização