Central de Compras da Região de Leiria

A CIMRL  constituiu a Central de Compras da Região de Leiria (CC-CIMRL), com o objetivo de disponibilizar aos municípios um conjunto de bens e serviço a preços mais competitivos bem como facilitar e agilizar todos os procedimentos concursais .

A decisão de criar uma central regional de compras, aprovada em assembleia intermunicipal, contou com a adesão das Câmaras Municipais de Batalha, Leiria, Pombal e Porto de Mós, deixando em aberto a possibilidade de aderirem outras entidades com participação pública maioritária. Atualmente, integram também a Cenral de Compras as Câmaras Municipais de, Alviázere, Figueiró dos Vinhos, Ansião, Castanheira de Pera e Pedrogão Grande.

A CC-CIMRL tem como missão:

a) Estabelecer a estratégia e as políticas de compra e de sourcing para as categorias de bens e serviços superiormente determinados;

b) Promover e assegurar a agregação de necessidades de compra das entidades adjudicantes abrangidas, incluindo a consolidação do planeamento de necessidades, a análise, normalização e standardização de especificações de produtos e serviços a adquirir;

c) Estimar o valor do potencial de poupança a obter, através da agregação de necessidades de compra das entidades adjudicantes abrangidas;

d) Conduzir processos negociais, no que respeita às categorias de produtos e serviços definidos como transversais e proceder, quando aplicável, à gestão dos respectivos contratos e relações com fornecedores;

e) Monitorizar o desempenho da função compras electrónicas da CIMRL e avaliar o impacto (poupanças) dos processos de negociação centralizada desenvolvidos pela CC-CIMRL;

f) Promover junto das entidades adjudicantes abrangidas a utilização dos serviços da CC-CIMRL;

g) Elaborar e promover normas, regras e procedimentos que simplifiquem e racionalizem os processos de aquisição e aprovisionamento;

h) Definir critérios de compra e de aquisição de bens e serviços em articulação com as deliberações dos Órgãos Executivos;

i) Apoiar as áreas de aprovisionamento das entidades adjudicantes abrangidas que pretendam desenvolver processos de negociação municipais (não transversais), bem como disponibilizar a plataforma tecnológica para a execução deste tipo de negociação.

Estas entidades têm agora a oportunidade de beneficiar dos serviços da Central de Compras, designadamente o recurso aos acordos quadro ou às negociações.

Este é um passo extremamente importante no sentido do contributo para o equilíbrio financeiro dos municípios e para a sua modernização.

A CIMRL utiliza a plataforma de contratação pública eletrónica da Saphety (disponível aqui), através da qual serão desenvolvidos os procedimentos aquisitivos de bens, serviços e de empreitadas que venha a realizar, com exceção dos procedimentos de ajuste direto de regime simplificado. Opcionalmente e sempre que se justifique, a CIMRL poderá recorrer ao modelo de leilões eletrónicos, também disponibilizado pelo serviço da Saphety.

 
 

Contactos

Morada: Edifício Maringá, Torre 2 - 2º andar, 2400-118 Leiria

Telefone: 244 811 133

Email: cimrl@cimregiaodeleiria.pt

Localização