Município da Batalha

O Concelho da Batalha situa-se na região centro litoral e integra o Distrito de Leiria, confrontando com os Concelhos de Leiria, Porto de Mós e Ourém. Com uma área de 103 Km2, este território goza de uma localização privilegiada, garantida pelos principais itinerários rodoviários do país, concretamente o IC2 (Estrada Nacional), a A8, a A1, o IC9 e a A19.
A apenas uma hora de distância de Lisboa, a Batalha conta com inúmeros vestígios de ocupação humana dos tempos pré-históricos e do período romano. A construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, no século XIV, impulsionou fortemente o crescimento demográfico e fez confluir até ao território alguns dos principais artistas, mestres de obras e arquitetos da Europa. O Concelho é constituído por quatro freguesias: Batalha, Reguengo do Fetal, São Mamede e Golpilheira, que apresentam diferenças significativas quanto ao relevo e à vegetação existentes. A Batalha é um Concelho que apresenta forte notoriedade, com empresários dinâmicos e onde se localiza um dos principais centros de exposições e feiras do país.

O Concelho da Batalha oferece aos visitantes um vasto conjunto de património natural e construído de excelência, aliado aos encantos de uma paisagem tipicamente serrana. Percorrer a Batalha é partir à descoberta de Portugal e da sua magnífica história.
Neste território, a recuperação e a valorização das memórias, das tradições e dos valores locais que a cultura e os antepassados legaram, assumem-se como uma verdadeira marca de identidade.
E são muitos e variados os motivos para se deixar envolver. A começar desde logo pelo Mosteiro de Santa Maria da Vitória, classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, símbolo maior da independência de Portugal e um dos monumentos mais visitados do país. O magnífico monumento representa um marco histórico da arquitetura medieval, numa grandiosa construção gótica.
Nas imediações do mosteiro, é possível conhecer o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, eleito o Melhor Museu Português em 2012 e vencedor do consagrado prémio internacional Kenneth Hudson, um moderno equipamento cultural que desvenda o território e proporciona aos visitantes uma paradigmática viagem pelo Universo, com mais de 250 milhões de anos.
Mas a Batalha é também Natureza, paisagens únicas moldadas pela maior mancha de maciço calcário da Península Ibérica que oferece a quem a visita, condições excecionais para a prática do pedestrianismo e da escalada. Na Aldeia da Pia do Urso, premiada pelo Turismo de Portugal, está instalado o primeiro Ecoparque Sensorial do país, num verdadeiro convite aos sentidos para toda a família desfrutar. Em complemento, é obrigatória uma visita às Grutas da Moeda ao seu imponente Centro de Interpretação.
Deixe-se ainda envolver pelos desportos de aventura, experimentando um dos oito percursos do Centro de BTT, que disponibiliza gratuitamente, mais de 380 quilómetros de trilhos sinalizados, com diversos níveis de dificuldade.
Gastronomia de excelência, tradições únicas e o saber receber das nossas gentes, marcam a diferença e tornam a permanência na Batalha verdadeiramente inesquecível.

Presidente da Câmara Municipal - Paulo Jorge Frazão Batista dos Santos

Contactos:
Rua Infante D. Fernando
2440-118 BATALHA

Telefone: 244769110
Fax: 244769111

E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Mais informações em www.cm-batalha.pt

 

Contactos

Morada: Edifício Maringá, Torre 2 - 2º andar, 2400-118 Leiria

Telefone: 244 811 133

Email: cimrl@cimregiaodeleiria.pt

Localização