Município de Castanheira de Pera

Castanheira de Pera, concelho criado em 4 de Julho de 1914 é composto por duas freguesias (Castanheira de Pera e Coentral). Ocupa uma área de 68 km2 em plena zona centro do país, tem uma população de 3100 habitantes.

Situada no planalto da vertente sul da Serra da Lousã , a nordeste do distrito de Leiria, confronta com os  concelhos de Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos, Lousã e Gois integrando a denominada Zona do Pinhal Interior Norte. Com uma flora e fauna de beleza ímpar, no outono ouvimos o  brama dos veados que com parcimónia passeiam pela serra e a primavera traz mil e uma tonalidades verdes pinceladas de amarelo e lilás que tornam a serra que a circunda num quadro belíssimo.

A sua morfologia é caracterizada por uma acentuada desigualdade altimétrica. A norte encontramos altitudes acima dos 700 metros e a sul os valores descem aos 400 metros.

A Ribeira de Pera, afluente da bacia hidrográfica do Tejo atravessa o concelho de norte a sul.

Em termos de acessibilidades identifica-se uma rede diversificada que liga Castanheira de Pera aos centros urbanos que nos envolvem.

Desde tempos remotos que por muitos motivos Castanheira de Pera se tornou um concelho a conhecer.

O primeiro documento conhecido é uma sentença de D. Afonso V que se referia às terras de pastoreio da então aldeia do Coentral. Depois,veio o ofício de Neveiro e os Poços da Neve no Santo António da Neve bem no alto da Serra da Lousã, estes permitiam recolher a neve no inverno e armazená-la para depois no verão ser transportada em carros de bois até Constância e dali de barco até Lisboa onde era consumida em gelados na Corte. A visita a três poços ainda existentes é obrigatória como também é,  a observação de flora paleolítica que por lá se encontra.

A belíssima Ribeira de Pera motor de uma indústria têxtil que no final do século XIX cresceu, fez com que o concelho prosperasse tendo sido em 1958 o terceiro centro industrial de lanifícios do país. Também esta ribeira trouxe a iluminação pública às ruas da vila em 1912, primeiro que Coimbra.

Ao passearmos pelas ruas encontramos sinais de riqueza nas casas senhoriais que ainda existem.

Mas esta indústria teve o seu tempo e foi preciso encontrar novos caminhos, abrir horizontes. Ancoradas na Ribeira que corre veloz de norte a sul misturam-se as belas praias fluviais circundadas pela beleza inigualável da serra.

Bem no coração da vila surge a Praia Fluvial das Rocas, um complexo de lazer e animação situado num lago com quase 1 km de extensão. As águas límpidas espraiam-se, formando um local encantador onde palmeiras tropicais se entrelaçam com a Serra da Lousã que nos espreita lá do alto. Uma piscina de ondas com 2100 m2,constitui por si só um ambiente onde o sonho e a realidade se confundem. Pode ainda desfrutar de passeios de barco e de gaivota, praticar desportos radicais como o slide ou a parede de escalada e dormir embalado num dos veleiros atracados na marina ou adormecer com a ribeira aos seus pés num dos bungallows do complexo Villa Praia…

Mais recôndita está a Praia Fluvial do Poço Corga com um magnífico carvalhal secular onde todo o ambiente convida a dias de lazer e piqueniques em família. Um passeio à Ribeira das Quelhas pode levá-lo a percursos plenos de cascatas cristalinas cheias de magia.

A vila oferece-nos bonitos recantos, a Igreja Matriz e alguns apontamentos de modernidade que se conjugam numa simbiose perfeita.

A natureza contribui para uma gastronomia rica onde o mel e a castanha são reis. Destaca-se o cabrito assado e o arroz de cabidela de cabrito que não defraudarão o palato mais apurado.

O artesanato, cujo apontamento mais singular é o barrete usado pelos campinos do Ribatejo é marca de uma tradição têxtil e a recordação da única fábrica do mundo que ainda os fabrica. É por Terras da Princesa Peralta, um símbolo de amizade e fraternidade.

Castanheira de Pera, A Porta do Sol da Serra da Lousã!

Presidente da Câmara Municipal - Fernando José Pires Lopes

Contactos:
Praça Visconde de Castanheira de Pera Apartado 39
3280-017 CASTANHEIRA DE PERA

Telefone: 236430280
Fax: 236432307

E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Mais informações em www.cm-castanheiradepera.pt

Contactos

Morada: Edifício Maringá, Torre 2 - 2º andar, 2400-118 Leiria

Telefone: 244 811 133

Email: cimrl@cimregiaodeleiria.pt

Localização