Município de Figueiró dos Vinhos

Figueiró dos Vinhos, estende-se por uma área de 173,57 Km2, ao longo dos quais existe uma enorme variedade de paisagens, do verde da Serra ao azul da Ribeira de Alge e do Rio Zêzere que constituem o território formado por Aguda, Arega, Bairradas, Campelo e Figueiró dos Vinhos.
Situa-se na região centro, a norte do distrito de Leiria, integrando o Pinhal Interior Norte e beneficia de boas acessibilidades, essencialmente via IC8 e IC3 que permitem a rápida ligação à A1, à A23 (AutoEstrada da Beira Interior) ou a centros urbanos como Coimbra, Tomar, Leiria e Castelo Branco.
Dotado de excelentes equipamentos ao nível da rede viária, educação, cultura, turismo, desporto, saúde, ação social e outros, Figueiró dos Vinhos aposta em infra estruturas fundamentais para o processo de desenvolvimento económico visando criar emprego e fixar população (Parque Empresarial, Pólo de Formação, Centro de Artes, Parque de Campismo, Pista de Pesca, entre outros).
 

Da história de Figueiró dos Vinhos emerge claramente a figura de José Malhoa, símbolo principal de um passado no qual a cultura tem um papel central. Partindo desta ideia, Figueiró dos Vinhos alia o Turismo à cultura, à natureza e à gastronomia para construir um mosaico de motivos suficientes para atrair visitantes ao longo do ano.
Para além dos eventos anuais (Carnaval, Festas do Concelho em Junho, Feira de Doçaria Conventual em Outubro, BTT, percursos pedestres, entre outros), razões não faltam para uma visita que, a acontecer na Primavera/Verão, não dispensa uma ida às praias fluviais (Fragas S. Simão e Ana de Aviz) e à Foz de Alge (onde se situa o Parque de Campismo) ou a opção por um turismo ativo.

O Casal de S. Simão, aldeia recuperada e que integra a Rede das Aldeias do Xisto, é um hoje dos pontos de visita obrigatória, seja pelo tranquilo passeio nas ruas que percorrem o casario, pela loja de aldeia ou pelo restaurante onde poderá passar momentos agradáveis que guardará na memória.
Na vila, vale a pena visitar o Convento do Carmo, percorrer os jardins, passear pelo centro histórico, subir à Torre Comarcã, provar o famoso pão-de-ló e outra doçaria conventual, percorrer o magnifico ramal ladeado de majestosos plátanos, visitar a Igreja Matriz em cujo interior no Altar-mor se destaca pela sua imponência o quadro «O Batismo de Cristo», de autoria do pintor José Malhoa, datado de 1904 e que viveu no “Casulo” edifício a incluir no périplo pela Vila.

Figueiró dos Vinhos abre-se ao mundo através das novas tecnologias, disponibilizando espaços de localização empresarial, promovendo projetos de dinamização socioeconómica centrados nas pessoas, no apoio aos empreendedores, na aposta na educação e cultura (Escolas, Biblioteca, Casa da Cultura, Centro de Artes…), no apoio social, visando proporcionar qualidade de vida aos residentes e visitantes.
Por tudo isto e muito mais, que só em Figueiró dos Vinhos poderá verdadeiramente descobrir, esperamos por si!

Presidente da Câmara Municipal - Jorge Manuel Fernandes de Abreu

Contactos:
Praça do Município - Apartado 4
3260-408 FIGUEIRO DOS VINHOS

Telefone: 236559550
Fax: 236552596

E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Mais informações em www.cm-figueirodosvinhos.pt

Contactos

Morada: Edifício Maringá, Torre 2 - 2º andar, 2400-118 Leiria

Telefone: 244 811 133

Email: cimrl@cimregiaodeleiria.pt

Localização