Município de Leiria

O concelho de Leiria, apontado como exemplo de economia pujante e dinamismo empresarial, tem no comércio, agropecuária e indústrias de cerâmica, plásticos, moldes e cimento a sua principal sustentabilidade.

Com mais de 125 mil habitantes, Leiria é servida por quatro autoestradas (A1, A8, A17 e A19) e uma via de caminho-de-ferro, a Linha do Oeste.

O castelo, que data de 1135 e no qual chegou a residir o rei D. Dinis, e as Termas de Monte Real são dois polos que, a par da Praia do Pedrógão e do Abrigo do Lagar Velho (“Menino do Lapedo”) – sepultura infantil com perto de 25 mil anos indicado para monumento nacional -, concentram boa parte da atração turística do município.

No concelho fica também localizada a Base Aérea n.º 5 de Monte Real, na qual são preparadas missões sobretudo ao nível da Defesa Aérea e Ataque Convencional.

O Instituto Politécnico de Leiria é a instituição de ensino superior de maior relevância no distrito, possuindo cerca de 12 mil estudantes e quase um milhar de docentes espalhados por cinco escolas.

Segundo dados do último Censos, Leiria regista um índice de envelhecimento abaixo da média nacional.

Conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques, em 1135, o castelo de Leiria é um dos ícones culturais e patrimoniais da cidade e do concelho, exibindo sobre a cidade um conjunto arquitetónico que integra o palácio real quatrocentista, a torre de menagem, a Igreja de Santa Maria da Pena, o espaço da antiga Colegiada, bem como os celeiros medievais e muralhas exteriores.

Bem perto, o município de Leiria deu morada a um dos grandes investimentos culturais em Leiria este século, o m|i|mo - museu de imagem em movimento, um espaço premiado em 2011 pela Associação Nacional de Museologia com uma menção honrosa na categoria de Melhor Museu Português e que acolhe eventos dedicados ao cinema e à fotografia.

No centro histórico, onde pontifica a emblemática Praça Rodrigues Lobo, a chamada “Rua Direita” tem nas suas “margens” o Centro Cívico de Leiria, local onde desaguou uma homenagem a Eça de Queiroz. Inaugurado em Outubro de 2012, da autoria do arquiteto Gonçalo Byrne, representa não só um pilar estratégico para a afirmação de Leiria como terra de escritores, mas também um espaço de encontro geracional, com atividades dirigidas a jovens e pessoas de terceira idade.

À boleia do percurso desenhado pelo Programa Polis, é possível descobrir outra obra de arte, desta feita imaginada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira. Chama-se Moinho do Papel e resulta da recuperação e reabilitação do antigo moinho da cidade, no qual se preserva a memória de artes e ofícios tradicionais inerentes a este património sócio-cultural, nomeadamente: moagem do cereal (milho, trigo e centeio) e produção artesanal do papel.

Para conhecer e apreciar Leiria, há ainda que percorrer um circuito que integre passagens pela Igreja da Misericórdia, Sé e Praça Rodrigues Lobo, na zona histórica, apreciar a altivez barroca da Igreja do Convento de Santo Agostinho, admirar a Igreja de São Pedro e parar no panorâmico Santuário de Nossa Senhora da Encarnação.

A grande sala de espetáculos de Leiria é indiscutivelmente o Teatro José Lúcio da Silva, mas o Teatro Miguel Franco, no Centro Cultural Mercado de Sant’Ana, é outros dos palcos incontornáveis da cidade nas diversas artes do espetáculo, com destaque para a dança, teatro, música e cinema. 

Outro dos espaços emblemáticos é o renovado estádio municipal Dr. Magalhães Pessoa. Sujeito a obras de remodelação com a finalidade de acolher jogos de futebol do campeonato europeu de selecções em 2004, o estádio manteve a sua pista de atletismo. Um investimento justificado pela regular organização de provas internacionais, mas também pelo desempenho de excelência protagonizado pelos clubes e atletas de Leiria, que dispõem ainda do Centro Nacional de Lançamentos, junto ao estádio, numa das margens do rio Lis.

Presidente da Câmara Municipal - Raul Miguel de Castro

Contactos:

Largo da República
2414-006 LEIRIA
Telefone: 244839500
Fax: 244839562

E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Mais informações em www.cm-leiria.pt
 

 

 

Contactos

Morada: Edifício Maringá, Torre 2 - 2º andar, 2400-118 Leiria

Telefone: 244 811 133

Email: cimrl@cimregiaodeleiria.pt

Localização