Município da Marinha Grande

O Concelho da Marinha Grande situa-se no centro do distrito de Leiria, ficando a 10 km do mar (no limite norte da Estremadura) e a 12 km a poente da sede de distrito. Dista 147 km de Lisboa e 196 km do Porto. É servido por várias estradas nacionais e autoestradas (A8 e A17) e pela via-férrea do oeste. É composto por três freguesias: Marinha Grande, Vieira de Leiria e Moita. Atualmente, as principais indústrias que movem o concelho da Marinha Grande são a indústria do vidro, transformação de madeiras e, principalmente, dos moldes e plásticos. A atividade turística está em crescimento, beneficiando das boas condições climatéricas e das praias magníficas.


A indústria de moldes deverá continuar a ter um peso determinante na estrutura económica local, sobretudo pelo elevado grau de qualificações que exige mas que lhe tem permitido corresponder positivamente a mercados extremamente competitivos, em áreas tão diversas como as indústrias automóvel e aeronáutica ou a biomedicina.
A indústria vidreira deverá manter o seu papel relevante em termos económicos, com particular referência para a produção de vidro de embalagem, que regista, neste momento, uma dinâmica exportadora.

 

O concelho da Marinha Grande apresenta uma expressiva beleza natural, resultante da trilogia pinhal, ribeiro e oceano. Esta imensa diversidade constitui o principal atrativo da região, única do género em Portugal. A grande singularidade e qualidade do seu património Natural, Cultural e Industrial, conferem-lhe condições de exceção para uma descoberta que associa o Turismo de Natureza ao Cultural e ao de Negócios.
As características geográficas e geológicas da região condicionaram irreversivelmente a evolução da zona que, em paralelo com o oceano atlântico, forma a mata de pinheiro bravo mais imponente do país – o famoso Pinhal do Rei, com 11023ha - onde se podem encontrar as dunas mais altas da península ibérica, com 70 metros de altura.
Esta diversidade natural, em paralelo com o património histórico, enriquece e define o concelho. O Património Stephens é constituído por um conjunto de edifícios e equipamentos, bens artísticos, arquitetónicos e arqueológicos, móveis e imóveis, que remontam a 1747/48, pertença do Estado Português desde 1826 e que foi doado à Câmara Municipal da Marinha Grande em 11 de Julho de 1994.
Fazem parte deste conjunto o Palácio Stephens, atual Museu do Vidro, e o jardim tardoz, classificados como Imóvel e Jardim de Interesse Público. A nascente, os edifícios da frontaria do complexo fabril do século XVIII e o Teatro Stephens, atual Casa da Cultura, e a poente o edifício da Biblioteca Municipal da Marinha Grande.
Em São Pedro de Moel, o visitante encontra a Casa Museu Afonso Lopes Vieira, casa que outrora pertenceu ao ilustre escritor que se distinguiu como poeta, tendencionalmente tradicionalista, patriota e defensor dos valores nacionalistas. Mais a norte o imponente Farol, conhecido como o Farol do Penedo da Saudade, destaca-se na paisagem. Já na freguesia de Vieira de Leiria a Arte Xávega representa ainda hoje um elemento marcante.
O Turismo Industrial é outra das apostas fortes do concelho da Marinha Grande. Os circuitos industriais projetam a cidade através de uma nova dimensão turística que pretende juntar dois setores distintos: a indústria e o turismo.
A diversidade e riqueza da gastronomia do local, bem como o bom gosto pela cultura de boa mesa, fazem com que seja fácil encontrar no concelho um local onde comer bem. Quem nos visita não pode deixar de provar o arroz de marisco da Praia da Vieira, eleito em 2011 como uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa.
 

Presidente da Câmara Municipal - PauloPaulo Jorge Campos Vicente

Contactos:
Praça Guilherme Stephens
2431-960 MARINHA GRANDE

Telefone: 244573300
Fax: 244561710

E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Mais informação em www.cm-mgrande.pt


 

Contactos

Morada: Edifício Maringá, Torre 2 - 2º andar, 2400-118 Leiria

Telefone: 244 811 133

Email: cimrl@cimregiaodeleiria.pt

Localização