A CIMRL tem em execução o projeto “Piscinas + Eficientes”, no âmbito de uma candidatura ao Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC), no qual será implementada a metodologia ICP, que permite desenvolver, medir e documentar os projetos de eficiência energética. Com esta iniciativa pretende-se ajudar a equipa de projeto a entregar, com maior exatidão, retorno aos investidores, reduzindo custos de transação e permitindo a aplicação de capital privado.

 O Investor Confidence Project (ICP) é uma iniciativa criada pelo Environmental Defense Fund nos EUA, que elaborou, entre outras ferramentas open source, os protocolos de performance energética para o desenvolvimento de projetos de reabilitação energética em edifícios.

 Neste sentido, será firmado hoje o memorando de entendimento entre a CIMRL, a ENERDURA, a MAGNETIK e o ICP, com o objetivo de sinalizar a adoção dos protocolos de desempenho energético pela CIMRL no âmbito do projeto “Piscinas + Eficientes”, bem como estabelecer um plano de ação para o desenvolvimento destes projetos-piloto em conformidade com os requisitos do Investor Confidence Project (ICP) Europe.

 Este projeto é pioneiro em Portugal e será também um dos primeiros, à escala Europeia, a terminar com a certificação Investor Ready Energy Efficiency™ (IREE), que garante que as poupanças estimadas são o mais realistas possível, o que proporciona investimentos em projetos de reabilitação mais seguros e rentáveis.

Contactos

Morada: Edifício Maringá, Torre 2 - 2º andar, 2400-118 Leiria

Telefone: 244 811 133

Email: cimrl@cimregiaodeleiria.pt

Localização