No passado dia 30 de setembro, no auditório da Escola Superior de Saúde do IPLeiria, realizou-se o 1º Fórum das Centrais de Compras Intermunicipais que reuniu entidades e autarquias locais, bem como fornecedores e outras entidades privadas num debate sobre a Contratação Pública e as Compras Municipais.

A inicitiva foi felicitada pelo Sr. Secretário de Estado das Autarquias Locais que marcou presença na abertura do Fórum, reforçando ainda na sua intervenção o importante papel das Comunidades Intermunicipais no desenvovlimento das regiões, em todas as suas ativiades desde a gestão e implementação de projetos intermunicipais, como o caso das Centrais de Compras que atuam em prol das poupanças dos municípios.

Importa destacar a atividade destas Centrais de Compras Intermuicipais que desde 2009 e após 200 milhões € em adjudicações por parte de municípios e empresas municiais, entre outras, conseguiram uma poupança de cerca de 30 milhões €. Neste montante estão incluídas poupanças de cerca de 460 mil € conseguidos pela Central de Compras da Região de Leiria, desde 2013.

O sucesso da iniciativa ficou também marcado pela vontade manifestada por outras Comunidades Intermunicipais em dar continuidade a este espaço de debate, já numa próxima edição em 2017. Ficaremos a aguardar por novidades!

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